Como devolver água ao rio Tejo? Com um túnel de 50 quilómetros de comprimento, entre a barragem de Cabril, no Zêzere, e Belver, no Alentejo, avança o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, em entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo.
A obra de engenharia que Matos Fernandes qualifica como "uma solução muito interessante" está em estudo e implica investimento de 100 milhões de euros para deslocar a água dentro da bacia hidrográfica e poder “garantir caudais ecológicos” no rio Tejo.
"Não é nenhum transvase, a água deixa de fazer uma hipotenusa para passar a fazer dois caretos, mas volta a chegar a Constância" e "é uma solução com impactos ambientais baixíssimos”, garante o membro do Governo. E acrescenta: "Pensar Belver, Cabril e este túnel como um processo num concurso para a concessão será muito económico para o Estado e para garantir caudais ecológicos no Tejo”.
Na entrevista, Matos Fernandes sublinha que comparativamente à data de assinatura da Convenção de Albufeira, em vigor desde 2000, existe atualmente menos 25% de disponibilidade hídrica" no rio que é mais crítico, o Tejo", notando, ainda, que "Espanha gasta menos água por habitante do que Portugal. "Quem quiser ir rever a Convenção faz um disparate de todo o tamanho", garante.
Sem comentários:
Enviar um comentário