A lava do vulcão Cumbre Vieja, ativo há nove dias na ilha de La Palma, nas Canárias, chegou ao mar cerca das 23 horas desta terça-feira. O momento acontece no mesmo dia em que o Governo espanhol declarou a ilha zona de catástrofe.
Num vídeo publicado pelo Instituto Espanhol de Oceanografia, é possível ver a lava a cair no mar, na zona conhecida como Playa de los Guirres.
"Após 9 dias de incerteza, a lava finalmente chegou ao mar no dia 28 de setembro na costa de Tazacorte, causando um choque térmico e colunas de vapor", escreveu aquele instituto nas redes sociais.
Depois da paragem na erupção na segunda-feira, o magma, segundo explicaram os especialistas, emergiu de zonas mais profundas, pelo que a lava está mais quente e se desloca com mais rapidez, especialmente nos últimos metros.
Os vulcanólogos advertiram nestes dias a população para que não se aproxime do rio de lava, porque podem ocorrer novas explosões e intensificar-se o fumo com substâncias tóxicas para olhos, pulmões e pele. Com a ajuda de vento favorável, o risco para a população diminuiu.
O vulcão Cumbre Vieja está ativo e a expelir lava desde 19 de setembro e apesar desta situação não houve mortos ou feridos a lamentar entre os 85 mil habitantes da ilha. No entanto, os danos são enormes, acima de 400 milhões de euros, segundo as autoridades regionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário