As primeiras pessoas vacinadas começaram a receber mensagens no telemóvel a dar conta que o selo do certificado de vacinação expirou. Pode parecer preocupante, mas trata-se de um procedimento automático devido à duração do selo.
Os certificados digitais têm validade de 180 dias e são renovados de imediato. Quem concluiu a vacinação em janeiro e fevereiro já recebeu, ou vai receber, um SMS a dar conta que o selo do certificado de vacinação expirou.
Para proceder à renovação do certificado, basta solicitar um novo através da aplicação do Serviço Nacional de Saúde 24 ou do portal SNS 24.
A validade do certificado aplica-se por razões de segurança. Logo que receba o SMS, é aconselhável que peça de imediato a reemissão para evitar constrangimentos, caso esteja em viagem.
Para facilitar a utilização dos certificados, a data de validade já se encontra visível.
Relembramos que os certificados incluem um conjunto mínimo de informações necessárias para confirmar e verificar o estatuto relativamente à vacinação, teste ou recuperação do titular.
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