Um grupo de investigadores da Universidade de Bath, em Inglaterra, desenvolveram um novo material que pode reduzir o ruído do motor dos aviões e melhorar o conforto das viagens para os passageiros.
O isolante, que pode tornar o avião mais silencioso, utiliza um aerogel de óxido de grafeno e álcool polivinílico que pesa apenas 2,1 kg por metro cúbico. Com este material, o ruído dos motores do avião pode ser reduzido até 16 decibéis, ficando um som semelhante a de um secador de cabelo.
Este novo material tem a textura de merengue, sendo muito leve, o que significa que pode atuar como um isolante dentro dos motores do avião, não aumentando nenhum peso ao valor total.
O grupo de investigadores continua a trabalhar no projeto de maneira a tornar o material ainda mais otimizado para oferecer uma melhor dissipação de calor, beneficiando a eficiência de combustível e segurança.
Michele Meo, um dos investigadores que lidera o projeto, referiu, em comunicado, que "este é claramente um material muito interessante que poderia ser aplicado de várias maneiras, inicialmente na indústria aeroespacial, mas potencialmente em muitos outros campos, como transportes automobilísticos ou marítimos, bem como na construção".
"Fomos capazes de produzir uma densidade extremamente baixa usando uma combinação líquida de óxido de grafeno e um polímetro, que são formados a partir de bolhas de ar agitadas e congeladas. Num nível muito básico, a técnica pode ser comparada a criar merengue, sendo algo sólido, mas que envolve muito ar, não havendo perda de peso ou eficiência para fazer grandes melhorias em conforto e ruído", acrescentou o investigador.
Os investigadores pretendem trabalhar com parceiros da indústria aeroespacial para conseguir testar o material, estimando que este isolante esteja disponível para ser utilizado em 18 meses.
Sem comentários:
Enviar um comentário