Na comunicação ao país, Costa confirmou também que, depois da Páscoa, cessa a proibição de circulação entre concelhos, pelo menos durante os próximos 15 dias.
"Na próxima quinzena não está prevista a proibição de circulação entre concelhos, seja à semana, seja ao fim de semana, confirmou, salientando que as medidas anteriormente anunciadas são para manter.
Quanto aos restaurantes de hotéis e às escolas de condução, não há qualquer alteração: permanecem fechados.
Para que não restem dúvidas, esclareceu Costa, futebol, Fórmula 1 e MotoGP não terão público por serem eventos de "risco acrescido".
O tradicional almoço de Páscoa deve ser mesmo evitado
António Costa pediu, por fim, aos portugueses que evitem os convívios durante o período da Páscoa.
"O tradicional almoço de Páscoa deve ser mesmo evitado", frisou, recordando que esses momentos "são focos de transmissão da doença".
"Renovo o apelo para que todos façamos o esforço de evitar que esta Páscoa possa ser uma Páscoa infeliz", concluiu.
Com o novo passo dado no plano de desconfinamento, reabrem as escolas do 2.º e 3.º ciclos (e ATLs para as mesmas idades), os equipamentos sociais na área da deficiência; museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares; lojas até 200 m2 com porta para a rua, assim como feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal).
Além disso, os restaurantes, pastelarias e cafés com esplanada também poderão reabrir, mas com grupos limitados a quatro pessoas e "mantendo todas as cautelas", pediu Costa.
"Obviamente, quando estamos a tomar café, seguramente não estaremos de máscara. Quando permanecemos no café, mesmo ao ar livre, devemos manter a máscara", frisou.
De referir ainda a reabertura dos ginásios, mas sem aulas de grupo.
António Costa aproveitou ainda para deixar uma palavra de agradecimento aos portugueses pelo esforço feito nos últimos meses, destacando que o facto de "só a Islândia" ter resultados melhores do que Portugal "é um motivo de orgulho".
Sem comentários:
Enviar um comentário