Um sismo com magnitude 3.4 na escala de Richter foi sentido hoje na região de Lisboa, com epicentro a oito quilómetros a leste de Loures e a uma profundidade de nove quilómetros, segundo o IPMA.
Testemunhas no bairro da Alvalade relataram à SIC Notícias terem sentido um abalo pelas 9h50..
"Não senti o chão (a tremer) mas senti as portas todas a bater", conta Leonor Cruz.
Catarina Ariztía, também moradora em Alvalade, afirma ter sentido "uma tontura" antes de perceber que se tratava de um sismo.
Não muito longe, na Av. 5 de Outubro, Cláudia Correia diz que foi das poucas pessoas no edifício onde trabalha que percebeu que o que tinha sentido tinha sido mesmo um pequeno terramoto.
"Foi uma sensação estranha porque foi muito rápido e fiquei na dúvida se seria um tremor de terra. Fui ter com as minhas colegas que me disseram que não sentiram. Cheguei a ter a sensação de estar maluca", confessa.
Outros relatos dão conta de que o abalo foi sentido em vários concelhos da região Lisboa, como Loures, Odivelas e Amadora.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) o terramoto foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente com epicentro a cerca de 8 km a leste de Loures.
Os sismos são classificados segundo a sua magnitude:
- micro (menos de 2,0)
- muito pequeno (2,0-2,9)
- pequeno (3,0-3,9)
- ligeiro (4,0-4,9)
- moderado (5,0-5,9)
- forte (6,0-6,9)
- grande (7,0-7,9)
- importante (8,0-8,9)
- excecional (9,0-9,9)
- extremo (superior a 10)
SISMO SENTIDO EM LISBOA OCORREU NA MESMA ZONA DOS GRANDES ABALOS DE 1531 E 1909
O sismo hoje sentido na região de Lisboa ocorreu numa zona sismicamente ativa do vale inferior do Tejo que foi responsável por alguns sismos históricos como os de 1531 e o de Benavente, em 1909.
Em declarações à agência Lusa, o chefe de divisão de geofísica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Fernando Carrilho, disse que o sismo, de magnitude 3.4 na escala de Richter e que teve uma intensidade estimada de IV (na escala Mercalli modificada), ocorreu numa zona que "tem historial de geração de sismos de magnitudes razoavelmente superiores" à verifica no abalo de hoje.
"Estamos a falar de um (sismo) 3.4. À partida é um sismo pequeno, mas como ocorre muito próximo de zonas densamente habitadas acaba por ser percecionado pelas pessoas", explicou.
Sem comentários:
Enviar um comentário