A convocatória para a vacina da covid-19 na 2ª e 3º fases do plano de vacinação será enviada por mensagem de telemóvel (SMS) aos utentes que terão de manifestar vontade de serem imunizados. Esta fase da vacinação massiva da população não deverá arrancar antes de março, estando prevista a "expansão dos pontos de vacinação" e incluir as farmácias.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde vão fornecer aos Agrupamentos dos Centros de Saúde (ACES) a listagem de utentes a vacinar por fase e unidade de saúde, uma listagem que tem por base os critérios da Direção Geral de Saúde, recorrendo ao cruzamento de dados dos sistemas dos Cuidados Saúde Primários, trace Covid-19 e de outros.
Contudo, a ideia é que a convocatória e o agendamento possa, sempre que possível, ser feita de forma automática. Depois de identificados os utentes, será enviado um SMS para aferir do interesse para a vacinação covid-19, uma vez que se trata de um processo voluntário.
Os utentes responderão SIM ou NÃO e, com base na resposta, o sistema automaticamente desencadeará uma ação: no caso de uma resposta NÃO ou de não haver qualquer resposta, o utente não é convocado para vacinação e é enviado para tratamento manual no centro de saúde, para garantir que não quer mesmo ser vacinado; no caso de a resposta ser afirmativa, o agendamento é efetuado e utente recebe um SMS com a hora, data e local da vacinação. Caso a reposta ao agendamento seja NÃO, o caso é também encaminhado para tratamento manual para que seja encontrada uma data que seja adequada e do interesse do utente.
Sem comentários:
Enviar um comentário