Este domingo (28/6) o Grupo Nacional Biotec (CNBG), da China, anunciou que desenvolveu uma vacina contra o coronavirus, e que os primeiros resultados dos ensaios clínicos sugerem que, a imunização seja segura e eficaz.
Em uma unidade estatal em Pequim, foram feitas doses experimentais introduzindo a criação de anticorpos "de alto nível" em todos os participantes inoculados em ensaio clínico de fase 1 e 2 com mais de 1.1 mil voluntários.
Os pesquisadores chineses avaliam oito candidatos a vacinas já na fase de teste em humanos, tanto na China como no exterior, semana passada o Instituto Butantan e o governo de São Paulo,(Brasil), anunciaram uma parceria para testar outra candidata chinesa na corrida para a imunização.
Até conseguir chegar a uma vacina efectiva, os pesquisadores precisam percorrer varias etapas para testar segurança e resposta imune. A primeira fase é fazer uma pesquisa e identificar as moléculas promissoras(antígenos).
A segunda etapa é a de pré-clínica, onde ocorre a validação da vacina em organismos vivos,( ex: ratos).Chega então a fase clínica em humanos que se divide em três fases.
FASE 1: Avaliação preliminar com poucos voluntários adultos monitorados de perto.
FASE 2: Testes em centenas de participantes que indicam informações sobre doses e horários que serão usados na fase 3. Pacientes são escolhidos de forma aleatória, e são bem controlados.
FASE 3: Ensaio em larga escala (com milhares de indivíduos) que precisa fornecer uma avaliação definitiva da eficácia/segurança e prever eventos adversos. Só então há um registo sanitário.
Sem comentários:
Enviar um comentário