Translate

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

QUEM SÃO OS CURDOS E PORQUE SÃO VISTOS COMO UMA AMEAÇA PELA TURQUIA E SÍRIA


Não foram reconhecidos como um Estado independente e são apontados pelo governo de Erdogan como um grupo terrorista. Mas, afinal, qual é a relação entre curdos e turcos?

Quem são os curdos?

Os curdos formam uma população que se estima ter entre 25 e 35 milhões de cidadãos. Vivem numa região montanhosa que ocupa os territórios de cinco países: Turquia, Iraque, Síria, Irão e Arménia, e compõem o quarto maior grupo étnico do Médio Oriente, mas nunca conseguiram um país próprio.

Por que motivo os curdos são vistos como uma ameaça pela Turquia?

Há uma hostilidade enraizada entre o Estado de Erdogan e os curdos do país, que representam 15% a 20% da população da Turquia. Os curdos não foram bem recebidos pelas autoridades turcas, que ostracizaram o grupo étnico ao longo de diversas gerações. Enquanto se realocavam dentro da Turquia, foram proibidos de utilizar um idioma próprio, assim como nomes e roupas. Até a existência de uma identidade étnica curda foi negada, tendo sido apelidados de "Turcos da Montanha”.

Tanto turcos como norte-americanos consideram o grupo étnico uma organização terrorista. Em 2016, o presidente Erdogan chegou a acusar militantes curdos de tentarem realizar um golpe de Estado contra o seu Governo.

Atualmente, ainda sob regime militarizado de Erdogan, as tropas turcas combatem os movimentos curdos que lutam pelo reconhecimento do seu povo e cultura. A recente retirada das tropas norte-americanas dos territórios curdos levou a Turquia a realizar novas ofensivas contra o grupo.

Por que razão os curdos não têm um Estado nacional?

O início do século XX assinala as investidas do povo curdo em criarem um Estado, conhecido como Curdistão. Mas tal nunca chegou a acontecer porque o Tratado de Lausanne, que estabeleceu as fronteiras da Turquia moderna, não concebeu um Estado curdo e deixou este povo com um estatuto minoritário nos seus respetivos países. Nas oito décadas que se seguiram, qualquer ação dos curdos para estabelecer um Estado independente foi brutalmente anulada.

Porque é que os curdos estavam à frente da luta contra o Estado Islâmico?

O crescimento do Estado Islâmico fez com que o grupo tentasse ocupar áreas onde está localizado o Curdistão, colocando jiadistas radicais em combate direto com as tropas curdas. A região foi invadida em 2014, durante a Guerra Civil da Síria. Perante este cenário, os curdos organizaram uma força de resistência e foram fundamentais para evitar o avanço do grupo terrorista e recuperar territórios.

O que pedem os curdos à Síria?

Os curdos da Síria há muito foram reprimidos, sem acesso a direitos básicos. Cerca de 300 mil tiveram a cidadania negada desde os anos de 1960, e as terras curdas foram confiscadas e redistribuídas aos árabes na tentativa de "arabizar" estas regiões.

Em janeiro de 2014, os partidos curdos declararam a criação de regiões autónomas, mas o anúncio foi rejeitado pelo Governo sírio, pela oposição síria, pela Turquia e pelos EUA. O governo de Bashar al-Assad rejeitou as exigências curdas de autonomia, afirmando que ninguém na Síria aceita falar sobre "entidades independentes ou federalismo".

Sem comentários:

"QUEM O AVISA" SAIBA ONDE VÃO ESTAR OS RADARES EM FEVEREIRO

QUEM O AVISA. FEVEREIRO - OPERAÇÕES DE CONTROLO DE VELOCIDADE - RADAR AVEIRO 04/fev/25   08h00   AVENIDA EUROPA . Aveiro 06/fev/25   08h00  ...