pub-4886806822608283

Translate

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

APREENDIDOS 67 MILHÕES DE EUROS EM DINHEIRO, CASAS, CARROS E JOIAS


A Operação Admiral, que teve origem numa investigação em Coimbra, resultou em 24 detenções em Portugal, Itália e França e na apreensão de 67 milhões de euros em dinheiro, imóveis e vários artigos de luxo. Estão em marcha diligências para recuperar as centenas de milhões de euros em falta.

É o maior esquema de fuga ao IVA descoberto até ao momento na União Europeia. Estima-se que o grupo criminoso internacional tenha lucrado 2,2 mil milhões de euros. A 29 de novembro, uma megaoperação simultânea em 14 países europeus desmantelou a rede.

Esta terça-feira, a Procuradoria Europeia apresentou o resultado das 312 buscas realizadas no mês passado. A Operação Admiral saldou-se por 24 detenções em Portugal, Itália e França e apreensões no valor de 67 milhões de euros, incluindo 529 contas bancárias, participações em 21 sociedades, 81 imóveis, 21 carros de luxo, mais de 2,5 milhões de euros em dinheiro, 104 relógios valiosos, 42 joias, 2 milhões de euros em auriculares e uma metralhadora Kalashnikov.

Início em Coimbra em 2021

O caso teve o seu início em abril de 2021, em Coimbra, quando a Autoridade Tributária se debruçou sobre eventuais fugas ao IVA de uma empresa vendedora de telemóveis, tablets, auriculares e outros dispositivos eletrónicos. Ao se aperceber dos tentáculos europeus da organização, em junho desse ano, o caso foi comunicado à Procuradoria Europeia de Justiça.

A partir daí foi encetada uma investigação internacional que permitiu desvendar uma teia de evasão fiscal envolvendo perto de 9 mil entidades comerciais e mais de 600 pessoas em 30 países. Os prejuízos estimados aos Estados-membros ascendem aos 2,2 mil milhões de euros.

A 29 de novembro foram realizadas centenas de buscas que em Portugal levaram à detenção de 14 suspeitos, incluindo a ex-apresentadora de televisão Ana Lúcia Matos e o marido, tido como um dos cabecilhas da rede em solo nacional, a par de uma família francesa residente em Guimarães.

Além dos artigos valiosos arrestados, foram apreendidos documentos, dispositivos eletrónicos e provas digitais. Os dados ainda estão a ser analisados e a investigação aos grupos organizados por trás do esquema continua. Estão em marcha diligências para recuperar as quantias apropriadas pelos criminosos.

1 comentário:

" R y k @ r d o " disse...

Trabalho louvável das polícias europeias.
Feliz Natal

BURLÃO EM PORCHE FURTADO TROCOU "ROLEX" FALSO POR VERDADEIRO E 7 MIL EUROS

                                       Um homem de 25 anos foi detido pela PSP em Barcelos por suspeita dos crimes de burla qualificada e ab...