Companhia aérea irlandesa queixa-se da injeção de 462 milhões de euros no capital da TAP e que foi autorizada em abril pela Comissão Europeia. É a segunda vez que a Ryanair contesta a transportadora aérea portuguesa.
A Ryanair voltou a apresentar queixa ao tribunal europeu sobre as ajudas à TAP. Desta vez, está em causa o apoio de 462 milhões de euros do Governo português à companhia aérea nacional, autorizado em abril pela Comissão Europeia e que serviu para aumentar o capital.
Segundo a edição desta quarta-feira do jornal Público, a Ryanair entregou a queixa na semana passada, concretizando a estratégia de contestar todas as ajudas públicas às companhias aéreas europeias.
No caso de Portugal, a primeira queixa deveu-se ao empréstimo de 1,2 mil milhões de euros do Estado à TAP. Apesar de a ajuda ter sido autorizada, em maio, o Tribunal Geral da União Europeia anulou essa ajuda, com efeitos suspensivos. Bruxelas iniciou, em julho, uma investigação aprofundada ao apoio.
A Comissão Europeia mostrou preocupações sobre os efeitos do apoio junto da concorrência. Portugal tem de responder até quinta-feira, dia 19, relativamente a esta queixa, adiantou fonte oficial do Ministério das Finanças à mesma publicação.
Sem comentários:
Enviar um comentário