Plataforma recompensa a angariação de utilizadores e o tempo gasto a ver vídeos. Pais e filhos seduzidos. Menores podem correr risco ao procurar ajuda de estranhos para levantar verbas.
A rede social TikTok, que até há cerca de dois meses pagava dois euros a quem angariasse novos utilizadores, subiu a parada e está a dar 18 euros a quem conseguir convencer um amigo a descarregar a aplicação através do código partilhado. Uma estratégia que seduz pais e filhos, mas não isenta de riscos.
O valor vai subindo mediante as diferentes tarefas. Com mais tempo despendido a ver os conteúdos ou com a publicação de vídeos, ganha-se mais dinheiro, até 82 euros por novo membro.
Não sendo nova, a estratégia é "das melhores para aumentar fãs e a base de utilizadores. Tudo é coins [moedas] agora. Estou a ver o símbolo "carrega aqui" e há um grande investimento da plataforma nesta fase do negócio", explica Paulo Rossas, diretor de Inovação da Lisbon Digital School.
O TikTok, que terá cerca de dois milhões e meio de utilizadores em Portugal, está, no entender do especialista em redes sociais, na fase de chamar a atenção do maior número de pessoas. "410 euros (por cinco novos membros) não são nada tendo em conta o que vão rentabilizar mais tarde com anúncios. Já há crianças a ganhar 1200 euros. Os miúdos inscrevem os pais e conseguem logo tirar para a conta 15 euros, sem fazer nada. Testei e recebi o dinheiro".
PERIGO PARA OS MENORES
Para receber o valor angariado, é preciso ter uma conta PayPal ou uma conta bancária e é também aqui que se pode abrir uma janela perigosa, com estranhos a oferecerem os dados das contas a menores que não tenham como levantar o dinheiro em carteira. "Já acontece com os videojogos, quando eles podem obter bónus mediante pagamentos e isso é usado para moeda de troca por predadores sexuais. Pode deixar as crianças mais desprotegidas, crianças que já de si estão vulneráveis e vão socorrer-se deste mecanismo para terem aquilo que não têm. Este esquema de recompensa tem de ser supervisionado pelos pais", alerta Tito de Morais, fundador do projeto MiudosSegurosNa.Net.
"Antevejo mesmo o caso de famílias mais desesperadas e/ou desestruturadas usarem os próprios filhos para algum ganho financeiro", acrescenta.
O potencial lucrativo também existe com o aumento do consumo de vídeos, o que "pode agravar a chamada utilização excessiva ou dependência". É que quantos mais vídeos se vir, mais dinheiro se ganha.
"É uma plataforma onde os jovens passam muito tempo e onde estão muito sujeitos à manipulação, porque mostra os conteúdos que a pessoa mais vê. Se a criança estiver deprimida, às vezes acentuam-se os problemas mentais", teme Tito de Morais, que considera que o risco se estende também aos adultos, cada vez mais absorvidos pelas redes sociais.
VALORES PODEM AUMENTAR
A transferência das verbas é quase imediata e o modelo de negócio permite aumentar o número de utilizadores. "A maioria até agora tinha 13-18 anos e as marcas podem achar curto para investir e o TikTok não pode correr o risco de esperar mais meses para crescer", considera Paulo Rossas.
Os valores de recompensa podem aumentar. "Deverá ser uma janela de tempo curta e depois fecham", admite o formador, acreditando que a app vai mais do que duplicar o número de fãs em poucos meses, criando uma base suficientemente atrativa para chamar novas marcas. O JN tentou sem sucesso ouvir a empresa.
DADOS
Fase "da engorda"
Depois da explosão inicial, o TikTok, ou a também chinesa Kwai, apostam nas recompensas para aumentar o número de seguidores e conseguir um maior alcance para se promoverem junto de investidores. Até março de 2020, era com a Peoople que os jovens ganhavam dinheiro, através dos vários níveis de influência.
Pagar milhões aos criadores de conteúdos
Uma das estratégias atuais das aplicações é criar bolsas de milhões de euros para pagar aos criadores de conteúdo. O TikTok tem uma bolsa de mais de 250 milhões de euros para manter os maiores influenciadores, que recebem propostas milionárias de aplicações rivais. Os "creators" são as peças valiosas destas empresas, que lhes permitem garantir a sobrevivência a longo prazo. "Daqui a três, quatro ¾ anos, a rede social vai ser irrelevante, o que interessa é o que o utilizador quer ver. Pagam meio milhão de euros a um criador porque os seguidores não saem da plataforma se ele lá estiver", explica Paulo Rossas, da Lisbon Digital School.
PERGUNTA&RESPOSTA
Quem tem acesso?
Qualquer utilizador da app que seja residente legal em Portugal e com "pelo menos 18 anos" pode participar nas Recompensas TikTok e receber o dinheiro ao indicar uma conta bancária ativa ou uma conta PayPal. Pode inscrever-se através do número de telemóvel, conta de Facebook ou Gmail.
Quanto se ganha?
O sistema funciona através de pontos que são convertidos em dinheiro e que podem ser resgatados: 10 mil pontos correspondem a 1 euro. Ganha-se 1500 pontos a partilhar a página, 4500 por publicar um vídeo ou até 1550 por assistir durante três minutos a um. Se convidar cinco amigos, pode ganhar até 410 euros.
Até quando vigora a campanha de bónus?
A campanha arrancou a 23 de maio e termina a 6 de setembro, mas a empresa pode prolongar as recompensas ou acabar com a campanha antes, admitindo avisar os utilizadores "num prazo razoável". Os litígios com a app, lançada em 2017, "estão sujeitos às leis da Irlanda", pode ler-se nos termos e condições.
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