Translate

segunda-feira, 12 de julho de 2021

VÍDEO: EMMANUEL MACRON FALOU AO PAÍS

 




Mais uma vez, tivemos que esperar o discurso presidencial para saber que medidas haviam sido decididas. Enquanto o governo continua alertando para uma "quarta onda" da epidemia de Covid-19 neste verão , Emmanuel Macron falou na noite desta segunda-feira, às 20h, no Palácio do Eliseu.

O Chefe de Estado apresentou várias medidas destinadas a conter a progressão da variante Delta , que é muito transmissível. Vários deles, incluindo a vacinação dos cuidadores e a ampliação do passe de saúde, eram fortemente esperados. Aqui está tudo que você precisa lembrar.

Quarta onda

Emmanuel Macron diz por sua vez: a França enfrenta uma nova "onda ". “Enquanto falo com vocês, nosso país enfrenta uma forte retomada da epidemia”, garantiu. O número de casos diários aumentou durante duas semanas consecutivas, de menos de 2.000 para 3.500.Este aumento é especialmente visível entre adolescentes e adultos jovens, mas não conduz, de momento, a um aumento das hospitalizações.

A variante Delta, estimada em 50% mais contagiosa que a variante Alpha (chamada “britânica”, ela mesma 50% mais contagiosa que a cepa original), está na origem dessa retomada epidêmica. Um estado de emergência de saúde é declarado na Martinica e na Reunião, afetadas por uma forte retomada da epidemia, mesmo que a variante Delta seja minoria.

Cuidadores (mas não apenas) obrigados a ser vacinados

Conforme previsto, a vacinação passará a ser obrigatória para os cuidadores mas também para “todos os profissionais em contacto com pessoas vulneráveis”, anunciou o Chefe do Estado. Eles devem ter sido concluídos até 15 de setembro (as verificações ocorrerão a partir dessa data), e uma lei deve ser adotada até então. Em 11 de julho, apenas 61,3% dos profissionais em lares de idosos e 81% dos profissionais de saúde liberais receberam pelo menos a primeira dose da vacina, de acordo com a Public Health France.

O projeto de lei será encaminhado ao Conselho de Estado na terça-feira. Nenhuma dúvida, nesta fase, de ir mais longe. Mas Emmanuel Macron avisa: também teremos que “nos colocar a questão da vacinação obrigatória para todos os franceses” a médio prazo, e se a cobertura vacinal não aumentar o suficiente.

Além disso, uma campanha de recall, ou seja, para administrar uma terceira injeção, será lançada a partir do início de setembro para os vacinados em janeiro e fevereiro.

Restaurantes, cinemas o passe de saúde estendido

Até então reservado para grandes eventos com mais de 1000 pessoas e discotecas (a partir de 50 clientes), o passe sanitário vê o seu âmbito alargado. A partir de 21 de julho, o limite aumentará para 50 pessoas em todos os locais já envolvidos. Será então imposto ir ao teatro e ao cinema (a partir de 21 de julho), e ir a um restaurante, tomar o trem, o avião ou o ônibus de longa distância a partir do início de agosto. Muito importante saber para as famílias, o passe saúde também se aplica a crianças com mais de 12 anos.

Esta é uma grande mudança de posição para Emmanuel Macron. “O passe de saúde não pode ser obrigatório para acessar locais da vida cotidiana como restaurantes, teatros e cinemas, ou para ir a amigos” , disse ele em entrevista à imprensa regional (incluindo Le Parisien), 29 de abril .

Como um lembrete, para ter este gergelim, você deve ter sido totalmente vacinado por pelo menos duas semanas, ou ter um PCR negativo ou teste de antígeno de menos de 48 horas, ou ter prova de que seu teste foi positivo. Entre 6 meses ( na verdade desde o final de março ) e duas semanas antes.

Com esse novo arsenal, o governo pretende estimular o maior número de pessoas possível a se vacinar. Um terço dos adultos ainda não recebeu nenhuma dose da vacina na França contra 13% no Reino Unido, por exemplo.

Testes de PCR menos reembolsados ​​no outono

Ainda para motivar a vacinação, Emmanuel Macron anunciou que os testes de PCR sem receita médica não serão mais reembolsados ​​pela Previdência Social no próximo outono. O objetivo é “incentivar a vacinação em vez da multiplicação de testes”, disse. Este já é o caso, desde 7 de julho, para todos os não residentes na França.

Nenhum novo país na zona laranja ou vermelha

Posso ficar de férias? Muitos estão a fazer esta pergunta, especialmente porque o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Clément Beaune, sugeriu que era melhor evitar Espanha e Portugal aquando da reserva .

Emmanuel Macron anunciou um reforço dos controles de fronteira, com "isolamento forçado para pessoas não vacinadas", mas sem especificar se isso afetaria todos os países estrangeiros. Ele não indicou uma mudança de cor para alguns deles.

Por enquanto, vir de um país da zona laranja implica, se alguém for vacinado, ter uma razão convincente para vir à França, então respeitar o auto-isolamento de uma semana. Vindo de um país na zona vermelha implica um auto-isolamento de 7 dias para os vacinados e uma quarentena de 10 dias, estrita e controlada pela polícia, para os não vacinados.

“É essencial manter um alto nível de adesão às medidas de prevenção e rastreamento, rastreamento de contatos e respeito ao isolamento em caso de infecção ou contato com um caso confirmado”, insiste Public Health France em sua última atualização epidemiológica semanal, publicada quinta-feira, 8 de julho.

Reforma da previdência e garantia da juventude

A reforma da previdência será debatida “assim que estiverem reunidas as condições sanitárias”, anunciou Emmanuel Macron. Já o do Seguro Desemprego, estará “integralmente implantado a partir de 1º de outubro”. Com uma "recuperação vigorosa da economia", o chefe de estado também prevê um crescimento de 6% em 2021.

Para os jovens, o Chefe de Estado promete “continuar a investir”, nomeadamente através do programa “1 jovem 1 solução” que será “continuado”. Ele também quer “construir um novo pacto entre gerações”, ao mesmo tempo que se compromete a não aumentar os impostos. Poucas pessoas duvidam de que ele pretende se candidatar à reeleição em um ano, mesmo que ele não tenha dito nada a respeito.

Sem comentários:

"QUEM O AVISA" SAIBA ONDE VÃO ESTAR OS RADARES EM FEVEREIRO

QUEM O AVISA. FEVEREIRO - OPERAÇÕES DE CONTROLO DE VELOCIDADE - RADAR AVEIRO 04/fev/25   08h00   AVENIDA EUROPA . Aveiro 06/fev/25   08h00  ...