O Aurrigo Driverless Shuttle, como o próprio nome indica é um veículo de transporte de passageiros sem condutor.
Em comunicado a empresa inglesa assume que este é o primeiro passo de um projeto que pretende testar em condições reais a funcionalidade de um transporte de passageiros, completamente autónomo, em estrada aberta.
Em teste estão três unidades, com capacidade para 10 pessoas. Esta configuração obedece no entanto ao atual e necessário contexto de distanciamento social devido à pandemia, pois o veículo poderá transportar até 30 pessoas.
O projeto junta a Aurrigo, a GCP (Parceria para a mobilidade da zona de Cambridge), a Smart Cambridge (empresa tecnológica) e a CCAV (Centro para os Veículos conectados e autónomos).
Os utilizadores poderão instalar uma aplicação no smartphone (há uma limitação de utilizadores para usarem a app) e, através da mesma poderão indicar que pretendem utilizar o serviço ao longo dos cerca de três quilómetros de rota (que dura 20 minutos) em redor do Campus Universitário de Cambridge.
Todo o sistema é completamente automatizado, digital, sem interação humana e o veículo sem condutor está em permanente monitorização por responsáveis do consórcio.
A tecnologia junta radares, lidar, sensores de aproximação, cartografia avançada e conta com informação em tempo real do estado do trânsito.
Sem comentários:
Enviar um comentário