Para conseguir que o trator passasse no acesso a um campo, um agricultor belga acabou por mover, sem intenção, um marco fronteiriço. Ao deslocar o pilar bicentenário, o homem "aumentou" o território belga e "diminuiu" o território francês.
A situação foi descoberta por um historiador que caminhava no local e reparou que a pedra que delimitava a fronteira estava fora do sítio, mais concretamente, 2,29 metros para dentro do território francês. O responsável por esta mudança foi um agricultor belga que precisava de passar com o trator e moveu a pedra de cerca de 150 quilos.
"Ele tornou a Bélgica maior e a França mais pequena", revelou David Lavaux, autarca da vila belga de Erquelinnes. Ao canal de televisão francês TF1, o político admitiu, ainda, que este gesto provocou alguns desentendimentos entre proprietários de terrenos privados.
"Eu estava feliz, pois a minha cidade era maior, mas o presidente da Câmara de Bousignies-sur-Roc não concordou", acrescentou David Lavaux com uma gargalhada.
A situação poderia ter desencadeado um incidente diplomático entre os dois países, no entanto foi encarada com sorrisos e boa disposição.
As autoridades belgas já informaram que vão entrar em contacto com o agricultor para que este volte a colocar o marco na localização original. Caso não cumpra, pode ter problemas com a justiça, mas se mostrar boa vontade a situação ficará resolvida amigavelmente, garantiram as autoridades belgas citadas pela BBC.
A fronteira entre a França e a Bélgica estende-se ao longo de 620 quilómetros e foi estabelecida pelo Tratado de Kortrijk, assinado em 1820. A pedra em questão remonta a 1819, quando a fronteira foi delimitada pela primeira vez.
Sem comentários:
Enviar um comentário