Translate

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

VIDEO: NOVO PROTÓTIPO DE FOGUETE DE NAVE ESPACIAL DE SPACEX VOOU 9,6 KM MAS EXPLODIU NA TENTATIVA DE POUSO


  • A SpaceX lançou um protótipo de 16 andares de seu sistema de foguetes Starship Mars 10 quilômetros (6,2 milhas) acima de Boca Chica, Texas, na terça-feira.
  • O protótipo, chamado SN9, deveria tentar um pouso suave, mas a espaçonave bateu no chão de lado e explodiu.
  • Esta é a segunda vez que a empresa aeroespacial, fundada por Elon Musk, lança um voo de nave estelar tão ambicioso e vê o veículo destruído na aterrissagem.
  • Através da névoa do sul do Texas na terça-feira, a SpaceX realizou um impressionante voo de teste em alta altitude de um protótipo de foguete de nave estelar. No entanto, o veículo não conseguiu pousar.
  • O lançamento do veículo de teste de aproximadamente 16 andares, chamado Starship serial No. 9, teve o mesmo destino de seu antecessor, SN8: ele bateu no campo de pouso, resultando em uma explosão catastrófica.
  • O SN9 decolou de uma plataforma em Boca Chica , uma faixa remota de terra no sudeste do Texas, por volta das 3:25 pm ET sob o impulso de três motores de foguete Raptor do tamanho de um caminhão. O veículo então disparou para 6,2 milhas (10 quilômetros), desligando gradualmente seus motores ao subir. Usando apenas um motor, ele pairou no auge de seu voo por cerca de 30 segundos, então desligou o motor e caiu de barriga no chão - um teste da necessidade da nave estelar de controlar sua descida do espaço usando pequenas asas.

    Quando o SN9 caiu de volta à Terra, o foguete reacendeu seus motores em uma tentativa de virar-se rapidamente para cima. Mas parecia que faltava empuxo suficiente de pelo menos um motor, fazendo com que o navio se inclinasse para cima, se inclinasse para o outro lado e batesse em um bloco de concreto em um ângulo, explodindo suas reservas de combustível restantes.

    Pedaços do navio de aço voaram milhares de pés na pradaria costeira próxima. Quando a poeira e a fumaça se dissiparam, tudo o que restou foram restos carbonizados de SN9.

    SPadre.com capturou o incidente de uma camera no topo de um edifício na Ilha de South Padre, que está localizada a cerca de 9,5 quilômetros (5,9 milhas) de distância:

    A SpaceX também transmitiu o voo ao vivo, e uma camera perto do campo de pouso registrou a descida de baixo e a explosão de um ângulo diferente:

    "Como você pode ver na cena, tivemos - novamente - outro grande voo até o apogeu de 10 quilômetros", disse John Insprucker, engenheiro aeronáutico da SpaceX, durante uma transmissão ao vivo do voo. "Só precisamos trabalhar um pouco nesse patamar."

    Manter o pouso é uma parte fundamental da busca do fundador da SpaceX, Elon Musk, para realizar o primeiro sistema de foguete totalmente reutilizável da Terra. (Você não pode reutilizar um foguete que fica seriamente danificado toda vez que é lançado e pousa.)

    SN9 representa apenas o estágio superior de um sistema de duas partes; um impulsionador de aproximadamente 23 andares chamado Super Heavy foi projetado para um dia elevar a nave espacial em direção à órbita.

    Eventualmente, Musk disse que o sistema Starship-Super Heavy poderia levar as pessoas para a órbita , a lua e Marte, onde ele espera estabelecer a primeira civilização humana em outro plano t.

  • No entanto, a empresa deve primeiro descobrir como pousar o foguete de volta na Terra inteiro e, em seguida, reciclá-lo rapidamente para o próximo lançamento. Até agora, suas duas tentativas de voar protótipos de nave estelar a grandes altitudes não foram capazes de pousar sem explodir. A empresa ainda os afirma como sucessos, no entanto, uma vez que demonstram que o foguete pode voar para altitudes suborbitais e usar suas asas para controlar seu mergulho de volta à Terra.

    "Este é um voo de teste, a segunda vez que voamos na nave estelar nesta configuração. Temos muitos dados bons no objetivo principal: demonstrar o controle do veículo em uma reentrada subsônica", disse Insprucker.

    A SpaceX também tem que superar grandes obstáculos regulatórios antes que possa voar todo o sistema Starship-Super Heavy em direção à órbita.

  • O caminho da nave para a órbita é pavimentado com regulamentos

  • A SpaceX lançou pela primeira vez um protótipo de nave estelar desse tipo no início de dezembro. Chamado de Starship número 8, ou SN8, ele rugia dezenas de milhares de pés acima das instalações da empresa no sul do Texas. Conforme o SN8 se aproximava do solo, a baixa pressão em um tanque de propelente fez com que a espaçonave batesse em um bloco de concreto e explodisse .

    Não ficou imediatamente claro na tarde de terça-feira se o SN9 encontrou um problema semelhante ou se algo totalmente diferente causou sua morte.

    A SpaceX planeja realizar mais voos de teste suborbitais, incluindo o SN10 - que ficava em uma plataforma de lançamento ao lado do SN9 - para testar, melhorar e dominar seus sistemas de voo espacial. Não está claro se o protótipo mais recente foi danificado pelos estilhaços de seu antecessor. 

    O plano final é lançar uma nave espacial em órbita e testar sua capacidade de reentrar na atmosfera da Terra sem quebrar em pedaços e queimar. Antes que a SpaceX possa tentar isso, no entanto, ela precisa obter uma licença de lançamento da classe orbital da Administração Federal de Aviação.

    A obtenção de tal licença requer a eliminação de muitos obstáculos regulatórios, o mais trabalhoso dos quais é chamado de Lei de Política Ambiental Nacional. A SpaceX já havia concluído uma intensa declaração de impacto ambiental de quase três anos para o lançamento de Boca Chica em julho de 2014. Mas esse plano descreveu voos de foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy - não Starship-Super Heavy, que é várias vezes maior do que qualquer um dos veículos existentes.

    A empresa agora está esperando para iniciar um processo de avaliação ambiental, ou EA, que pode levar vários meses para ser concluído. No entanto, se revelar "impactos que não podem ser mitigados", de acordo com a FAA, a SpaceX pode precisar realizar outra declaração de impacto, que pode levar mais um a três anos.

    Foi recentemente revelado que a SpaceX planeja cavar poços de gás natural em Boca Chica - a maioria dos quais é uma reserva natural - para abastecer naves estelares e usinas de energia.

    Veja a transmissão do voo SN9 da SpaceX

    A SpaceX transmitiu ao vivo a tentativa de voo

Sem comentários:

"QUEM O AVISA" SAIBA ONDE VÃO ESTAR OS RADARES EM FEVEREIRO

QUEM O AVISA. FEVEREIRO - OPERAÇÕES DE CONTROLO DE VELOCIDADE - RADAR AVEIRO 04/fev/25   08h00   AVENIDA EUROPA . Aveiro 06/fev/25   08h00  ...