Translate

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

RISCOS DA REDE 5G EM PORTUGAL SÃO ASSUNTO SECRETO

 


O Gabinete Nacional de Segurança já fez a análise aos riscos de cibersegurança que as redes de quinta geração, o chamado 5G, representam em Portugal. Mas o relatório foi classificado como "reservado" e não deverá ser divulgado publicamente.

O documento com os riscos do 5G em Portugal está guardado a sete chaves por ser "sensivel do ponto de vista geopolítico", como destaca o Eco.

Uma fonte oficial do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) confirma à publicação económica que o relatório está classificado como secreto e que não será divulgado publicamente.

“Na sequência da Recomendação (UE) n.º 534/2019, da Comissão, de 26 de Março de 2019, relativa à cibersegurança das redes 5G, foi criado um grupo de trabalho que promoveu a realização de uma avaliação de risco nacional e participou na avaliação de risco a nível europeu. Esse relatório foi classificado com a marca RESERVADO, pelo que não poderá ser divulgado”, aponta a dita fonte.

O Eco apurou que o relatório já foi entregue à ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, mas repara que nem a própria subsidiária da Huawei em Portugal tem conhecimento do seu teor.

As redes 5G são um tema controverso devido ao eventual acesso ou não da marca chinesa Huawei ao processo.

Os EUA acusam a tecnológica de ser uma ferramenta de espionagem ao serviço do Partido Comunista Chinês.

Nos últimos dias, a diplomacia dos EUA tem pressionado Portugal para assumir um dos lados da contenda, ou o chinês ou o norte-americano.

O Embaixador dos EUA em Portugal deu a ideia de que o seu país está preocupado com vários negócios de empresas chinesas em Portugal, sendo a questão da Huawei e do 5G um dos temas sensíveis.

Nesta semana, espera-se a visita a Lisboa do sub-secretário de Estado dos EUA, Keith Krach. Além de encontros com elementos do Governo, Krach vai reunir-se com executivos de empresas da área das telecomunicações e a os riscos do 5G estarão certamente em cima da mesa.

A Nos, a Altice e a Vodafone Já terão decidido não recorrer à tecnologia da Huawei no ‘core’ das redes 5G, mas isso não coloca automaticamente a operadora chinesa fora do processo.

O arranque do leilão de frequência do 5G deve ser já neste mês de Outubro. A ANACOM está a ultimar os detalhes finais.

Sem comentários:

MORREU PINTO DA COSTA, O PRESIDENTE MAIS TITULADO DO MUNDO

                               Jorge Nuno Pinto da Costa morreu este sábado aos 87 anos. Foi presidente do FC Porto por mais de 40 anos, ten...